DESAFIOS DO ACONSELHAMENTO GENÉTICO E A RESPONSABILIDADE DO ENFERMEIRO NESSA PRÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.56001/btbms.2024v1n1.e1526Mots-clés :
Desafios, aconselhamento genético, enfermagemRésumé
Introdução: O aconselhamento genético é vital para compreender e lidar com doenças hereditárias, exigindo uma abordagem multidisciplinar. Objetivo: compreender os desafios e responsabilidades dos enfermeiros nessa área. Metodologia: incluiu uma revisão narrativa da literatura, analisando desafios e responsabilidades dos enfermeiros no aconselhamento genético. A pesquisa bibliográfica foi realizada em plataformas como SciELO e PubMed, a seleção dos estudos seguiu critérios de inclusão, resultando em 35 artigos científicos. Resultados e discussões: a importância do aconselhamento genético na era genômica, aborda desde coleta de informações até comunicação com a família. A preservação da confidencialidade das informações genéticas e a consideração da diversidade cultural são fundamentais. O papel dos enfermeiros abrange suporte emocional, coordenação de cuidados e respeito à diversidade cultural, sendo que a colaboração multidisciplinar é crucial. Considerações finais: o aconselhamento genético é fundamental na saúde, com os enfermeiros desempenhando um papel central na prestação de cuidados holísticos e éticos.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Nossa empresa opta pela licença Creative Commons:
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
(CC BY-NC-SA 4.0)
Para maiores informações acesse a URL: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Esta licença permite a utilização dos artigos submetidos para fins não comerciais, favorecendo a difusão de informações, desde que citada a fonte.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International Public License ("Public License")
A Editora Science proporciona acesso público a todo seu conteúdo, exceto aqueles das áreas de membros, seguimos o princípio de manter gratuito o acesso as pesquisas para possibilitar um maior alcance e intercâmbio global de informações e conhecimento.
Os direitos autorais das obras publicadas são de propriedade em primeira edição exclusiva da Editora Science, transferidos pela concordância com a Declaração de Transferência de Direitos Autorais, após a publicação o direito retorna para o autor.