GENÉTICA DAS DOENÇAS MENTAIS E AS ESTRATÉGIAS DE ENFERMAGEM PARA APOIAR OS PACIENTES
Resumo
Introdução: Os transtornos mentais representam uma preocupação significativa em escala global. Nesse sentido, sabe-se que diversos fatores influenciam no seu desenvolvimento, com destaque para os aspectos genéticos. Objetivos: O objetivo principal desse estudo é de abordar a influência da genética nas doenças mentais, bem como analisar o papel dos profissionais de enfermagem no tratamento desses transtornos. Metodologia: Realizada uma revisão narrativa da literatura por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando plataformas como SciELO, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. Os termos de busca incluíram "Genética", "Ansiedade", "Depressão", "Transtorno bipolar" e "Cuidados de enfermagem". Foram analisados 33 artigos científicos selecionados, publicados nos últimos 14 anos. Resultados: Os estudos revelam padrões genéticos associados aos transtornos mentais, como variações nos genes. Destaca-se que a genética, embora desempenhe um papel importante, interage complexamente com fatores ambientais. O artigo explora genes relacionados à ansiedade, depressão e transtorno bipolar, evidenciando a complexidade genética dessas condições. Considerações Finais: O estudo conclui que a genética e as estratégias de enfermagem estão interligadas, influenciando-se mutuamente no cenário das doenças mentais. Destaca-se a importância da enfermagem na compreensão profunda da genética subjacente, proporcionando cuidados eficazes e centrados no paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nossa empresa opta pela licença Creative Commons:
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
(CC BY-NC-SA 4.0)
Para maiores informações acesse a URL: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
Esta licença permite a utilização dos artigos submetidos para fins não comerciais, favorecendo a difusão de informações, desde que citada a fonte.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International Public License ("Public License")
A Editora Science proporciona acesso público a todo seu conteúdo, exceto aqueles das áreas de membros, seguimos o princípio de manter gratuito o acesso as pesquisas para possibilitar um maior alcance e intercâmbio global de informações e conhecimento.
Os direitos autorais das obras publicadas são de propriedade em primeira edição exclusiva da Editora Science, transferidos pela concordância com a Declaração de Transferência de Direitos Autorais, após a publicação o direito retorna para o autor.