LIVRO: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

OPEN ACCESS PEER-REVIEWED BOOK 

PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS / EDUCATIONAL PRINCIPLES AND PRACTICES 

 2022 Editora Science / Brazil Science Publisher


ISBN: 978-65-00-36265-7

Sumário

CAPÍTULO 1 1
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
THE IMPORTANCE OF ACADEMIC MONITORING IN HIGHER EDUCATION
Graziela Silva Batista
Matheus Oliveira de Araújo
Igor Luiz Vieira de Lima Santos

CAPÍTULO 2 9
EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS ENTRE FORMAÇÃO, TEORIA E PRÁTICA
CHILDHOOD EDUCATION: CHALLENGES BETWEEN TRAINING, THEORY AND PRACTICE
Lídia Fernandes Felix
Lívia Santana Barbosa
Acleverson José dos Santos
Rogério de Moraes Franco Júnior
Heliamar Vieira Bino
Juliana Sobreira da Cruz
Thays Peres Brandão
Emerson Gomes De Oliveira
Mariana Machado dos Santos Pereira
Magda Helena Peixoto

CAPÍTULO 3 21
ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES DE AÇÃO DOCENTE NO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL
TEACHING STRATEGIES MEDIATED BY DIGITAL TECHNOLOGIES: POSSIBILITIES OF TEACHER`S ACTION ON REMOTE AND IN PERSON TEACHING
Rana Rose Rico Martins Borges de Sousa
Alexandre da Silva Ferry

CAPÍTULO 4 42
EXPERIÊNCIA NAS METODOLOGIAS DE ESTUDOS PARA OTIMIZAÇÃO DO APRENDIZADO POR ESTUDANTES DE MEDICINA
EXPERIENCE IN STUDY METHODOLOGIES TO OPTIMIZING LEARNING BY MEDICAL STUDENTS
Gabriel Bianchi da Silva
Julia Carvalho Marino
Marcia Simei Zanovello Duarte

CAPÍTULO 5 52
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA REVISÃO DE PRÁTICAS QUE AUXILIEM NO PROCESSO EDUCACIONAL
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER: A REVIEW OF PRACTICES THAT ASSIST IN THE EDUCATIONAL PROCESS
Carina Vaz da Costa
Ana Paula da Silva Queiroz
Thays Peres Brandão
Elaine Gomes do Amaral
Bruna Domingos Peres
Cáritas Nogueira Rosa
Anna Luiza Moreira dos Santos Albernaz
Mariana Machado dos Santos Pereira
Júlio Cézar Caixeta

ÍNDICE REMISSIVO 62

ÍNDICE DE AUTORES 65

SOBRE OS ORGANIZADORES DO E-BOOK DADOS CNPQ 66

PREFÁCIO

A práxis pedagógica vem constantemente sendo aprimorada, ainda mais no contexto atual, que demanda processos criativos e respostas rápidas aos novos desafios. A pandemia exigiu dos professores uma rápida adaptação as novas práticas educacionais, principalmente no que se refere ao ensino remoto, mas os desafios não se resumem a esta questão.

Os autores deste livro seguiram uma filosofia que se reflete no título do livro e no estilo de escrita. A teoria foi abordada seguindo uma visão holística, com a valorização dos princípios, da práxis, e da reflexão pedagógica.

O entendimento das práticas educacionais como resultado deste tripé, princípios, práxis e reflexão, apresenta em essência uma perspectiva Freiriana, que em síntese visa transformar positivamente a realidade.

No primeiro capítulo é abordada a importância da monitoria acadêmica para a formação do monitor, que tem nesta experiência uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal. Além disso, atende as demandas das Instituições de Ensino Superior, que se baseiam no tripé do ensino, da pesquisa e da extensão.

O segundo capítulo trata dos desafios entre a formação e a prática para a atuação na Educação Infantil, enfatizando os desafios cotidianos, e a necessidade de investimentos em políticas públicas educacionais.

No terceiro capítulo: Estratégias de ensino mediadas por Tecnologias Digitais, os autores tratam de um desafio contemporâneo muito relevante a questão do ensino remoto. As considerações dos autores demonstram que as ferramentas digitais são uteis no ensino de física, e que estas tecnologias criam condições favoráveis ao processo ensino-aprendizagem, e, portanto, podem ser bem utilizadas numa perspectiva pós-pandemia.

O capítulo quatro apresenta a experiência em metodologias de estudo, relatando a vivência de dois discentes de um curso de Medicina. Esta pesquisa tem um caráter autoetnográfico, pois os discentes também são autores, e participaram desta experiência durante um ano.

O quinto capítulo faz uma revisão de práticas que atendam ao desafio do processo educacional, de forma a auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Neste contexto, este livro apresenta relevante contribuição para a formação e reflexão de professores, pesquisadores e todos os interessados na área de educação.

 

Boa Leitura. Os Organizadores.

HOW CITE THIS BOOK:

NLM Citation

Silva CRC, Souza LAV, editores. Princípios e Práticas Educacionais. Campina Grande (PB): Editora Science; 2021. 67p.

APA Citation

Silva, C. R. C. & Souza, L. A. V. (Eds.). (2021). Princípios e Práticas Educacionais. Editora Science.

ABNT Brazilian Citation NBR 6023:2018

SILVA, C. R. C.; SOUZA, L. A. V. Princípios e Práticas Educacionais. Campina Grande: Editora Science, 2021.

WHERE ACCESS THIS BOOK:

www.editorascience.com.br/

https://sites.google.com/view/editorascience/E-Books

Pós-Dra. Carliane Rebeca Coelho da Silva

Prof. Dr. Luiz Alexandre Valadão 

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